![](https://static.wixstatic.com/media/93d031_73593f5c626f45bdb90c91f510095886~mv2.jpg/v1/fill/w_663,h_499,al_c,q_80,enc_auto/93d031_73593f5c626f45bdb90c91f510095886~mv2.jpg)
Endodontia é uma especialidade odontológica, que estuda, diagnostica e trata enfermidades relacionadas a polpa dentária, assim como seus canais radiculares e tecidos periapicais.
Os pacientes atendidos por profissionais da Endodontia costumam apresentar histórico de cárie em estado grave, a grande maioria resultando em canal. Quando falamos sobre a polpa de dente, nos referimos ao tecido localizado dentro do dente que possui terminações nervosas e diversos vasos sanguíneos.
Esse tecido vivo é muito frágil e está recoberto pela dentina, uma área intermediária entre a polpa e o esmalte, e se estende até a raiz. Assim, quaisquer alterações bucais que envolvam a polpa dentária, são tratadas pelo profissional de endodontia, que irá devolver a saúde do dente e restaurá-lo de forma adequada, trazendo de volta a autoestima do paciente.
Tratamento endodôntico
O tratamento endodôntico ou de canal é relativo à retirada da polpa dentária, inflamada ou infeccionada, proporcionando ao paciente, adulto ou criança, o alívio da dor e garantindo que o problema não se intensifique, a ponto de atingir outros tecidos bucais.
Assim que a polpa é retirada, o cirurgião-dentista restaura o dente para dar a ele um aspecto natural e funcional para o paciente. Esse tipo de tratamento representa um grande avanço para a medicina odontológica, já que no passado, quando a enfermidade atingia a polpa dentária, a única solução para o problema era a extração.
Alguns dos principais acontecimentos, que podem levar a um tratamento endodôntico, são:
Lesões graves (antigas ou recentes);
Cáries profundas;
Trincas/fraturas ocasionadas por impacto.
Em todas essas situações, o tratamento rápido ajuda a salvar a coroa do dente, já que quanto maior o comprometimento do mesmo, mas difícil para os médicos mantê-la. Em alguns casos difíceis, pode ser necessário o desenvolvimento de uma prótese.
Quais cuidados devem ser realizados para evitar o tratamento de canal?
Sem sombra de dúvidas, a maior vilã da saúde dos dentes é a cárie. Assim, prevenindo o surgimento dessa enfermidade, o paciente garante uma dentição protegida de inflamações e infecções na polpa dentária.
Algumas das principais medidas para evitar a cárie são:
Escovar os dentes de forma correta entre as refeições;
Não esquecer de escovar a língua e usar fio dental;
Reduzir o consumo de açúcar e carboidratos refinados;
Usar produtos que tenham flúor em sua composição;
Realizar visitas periódicas a um consultório odontológico de confiança.
Em suma, cumprir tais medidas de prevenção pode evitar a dor de cabeça com procedimentos invasivos, além de garantir que o paciente não perca de forma definitiva o dente.
Dra. Lorena Nogueira Cirurgiã-dentista / Endodontista
Comments